26 de julho de 2015

Maquete para trabalho escolar = muita diversão!

Minha filha precisou fazer um trabalho para a escola ano passado que consistia em fazer uma maquete do quarto dela, com materiais simples, tentando aproveitar materiais já existentes em casa. Pois bem, mãos à obra! Veja o passo a passo, pois mesmo que a escola não peça um trabalho assim, garanto que a diversão será grande!


Os materiais iniciais foram esses: caixa, retalhos do papel de parede do quarto dela (que por coincidência, eu ainda tinha), papel estampado vermelho para o 'telhado' e papel marrom com os 'tacos' do chão desenhados com lápis de cor. A primeira coisa a se fazer então é revestir as paredes internas da caixa com o papel de parede e colar o papel do chão. Para isso, usei fita dupla-face, pois tem boa aderência e não faz sujeira.


As duas caminhas e a cômoda, eu comprei em um loja de artesanato. Ana Laura pintou de branco e colou um pedacinho de manta acrílica para imitar o colchão.

Para a cortina, aproveitei um retalho de tecido piquê branco, e simulei as pregas, com cola mesmo.


E aí, partimos para a montagem. As colchas das camas, também foram feitas com piquê e coladas nas laterais das caminhas. Os travesseiros foram 'pacotinhos' de tecido com manta acrílica dentro. Tudo com cola, nada de linha e agulha, pois foi a Ana Laura, na época com 7 anos, quem cortou e colou tudo, apenas sob a minha supervisão (e palpites! rs).

Na cortina, ela quis colocar os lacinhos e strass, e na cama, o mini terço. Observem o abajur, também pintado de branco e com um retalhinho de papel rendado para dar acabamento.


A cômoda, pintada de branco, com strass rosa imitando os puxadores e os bichinhos da Polly, simulando os brinquedos do quarto dela.
 O quarto de vários ângulos. Não é exatamente uma réplica do quarto, mas ficou bem próximo do real!


Por fora, ela ficou assim. Com a tampa fechada, e bem fácil de levar para a escola.

O trabalho da escola foi realizado no ano passado e foi muito legal poder participar! Fica aí a sugestão para outras mães, que podem reproduzir não somente o quarto, mas também a sala, o quintal, a cozinha e qualquer outro canto da casa. Ana Laura não parou os projetos por aí. As casas dela de boneca continuam ganhando quase diariamente, banquinhos, quadros, comidinhas de massinha etc, para que as Barbies, Pollys, Chelseas e suas amigas, vivam em festa!!!
Aproveite os materiais que já tem em casa e divirta-se com as crianças!!!

Bjs, Vivi





2 comentários: